(41) 3077 - 1007

augustooliveiraadvogados@gmail.com

Notícias

Electronic digital interface at a stock exchange or bourse showing the fluctuating prices of stocks and shares on the markets charting their performance

Cuidados indispensáveis para evitar ser enganado no mercado de ações.

O mercado de ações vem tomando o ar de protagonista na seara de investimentos financeiros, com considerável crescimento nos últimos anos em nosso país.

Muito embora tal ascensão traga elementos positivos para futuros investidores, você já se perguntou quais são os cuidados necessários a se tomar para não ser enganado, ante a complexidade apresentada pelo assunto!?

Não é novidade que milhares de brasileiros estão ampliando seus horizontes para este mercado, deixando cada vez mais de investir seu capital aos velhos mecanismos de rendimentos, como, por exemplo: poupança, renda fixa, e etc., visto que a rentabilidade do mercado de ações supera em muito os velhos e ultrapassados métodos de ampliação de renda.  

Em que pese o mercado de ações ter tomado significativa relevância aos interesses da população, ampliando as possibilidades de investimentos e facilitando o manejo de capital, também trouxe consigo alguns elementos negativos, como por exemplo, os fraudadores, criminosos imbuídos de má-fé, visando lucrar através dos investidores.

Tendo em vista as informações de que muitas pessoas estão caindo em golpes e sendo vítimas de fraudes advinda deste mercado, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários – Órgão que regula o mercado financeiro ligada diretamente ao Ministério da Fazenda), produziu um Boletim de Proteção do Consumidor /Investidor, visando, principalmente, informar a população sobre a existência de tais fraudes, bem como auxiliando a repelir tais atos.

A principal premissa sobre as considerações da respectiva comissão, é de que: Não existe ganho rápido, muito menos dinheiro fácil, no âmbito do mercado de ações, se você se deparar com alguma oferta neste sentido, desconfie, pois provavelmente você está prestes a cair em um golpe, ou está sendo enganado. Se afaste do binômio = promessas de alta rentabilidade + ausência de riscos

Ainda na esteira dos aconselhamentos, sempre desconfie de supostos “corretores” ou agentes financeiros que lhes oferecem ações com valores unitários baixíssimos, normalmente com cotas em torno de R$1,00 aproximadamente, sob a promessa de que as mesmas irão ter um dantesco crescimento de um dia para o outro.

As ações de baixo valor tendem a serem comercializadas neste patamar pois, provavelmente, a empresa subscritora das citadas ações esteve ou está passando por dificuldades financeiras, o que torna quase impossível a venda em patamares superiores ao ofertado. Em síntese, se a quota ação está em valor consideravelmente inferior/baixo, cuidado, pois não haverá expressivo lucro na venda, salve situações particulares.

Deve-se, também, prestar muita atenção em qual empresa você está aplicando o seu capital, ou gerenciando a negociações de ações, e ainda, em qual plataforma utilizada e oferecida pela corretora, você está manejando tais valores, pois existem fraudadores nos mais variados âmbitos deste mercado.

Sempre que você receber oferta de investimento deve-se, inicialmente, verificar se as aplicações, ou ações, realmente existem ou se aquela empresa está autorizada a oferecer tais títulos, ou ainda, os valores mobiliários para a comercialização. Se existir qualquer resquício de dúvida ou desconfiança, não pense duas vezes em consultar a CVM. 

Outro elemento que merece atenção, visando afastar tais atividade fraudulentas, é o “assessor financeiro”, entende-se não necessariamente com uma pessoa, mas também como: bancos, corretoras, fundos de investimentos, e etc.

Lembrando que os agentes autônomos também podem prestar assessoria financeira, desde que estejam devidamente cadastrados e registrados junto a CVM, pois estes podem fraudar telas, documentos, papéis, e entre outros, objetivando única e exclusivamente obter vantagem indevida do cidadão investidor de boa-fé.

Utilizando do mercado de ações, mas em atividade diversa da ordinária, a Comissão alertou sobre um dos principais golpes que vêm ocorrendo em nosso país, o Golpe da Ligação. Neste caso as pessoas recebem ligações de “corretoras” responsáveis, sendo informadas de que existe determinadas ações destinadas ao seu nome, cada ação com valores consideráveis.

E, portanto, para a realização da venda destas ações, com o respectivo recebimento dos valores pela vítima, seria necessário a realização de um depósito junto a uma conta vinculada a esta suposta corretora. Quando a vítima deposita o valor, visando o recebimento da monta referente a quota vendida, os fraudadores somem, sem deixar qualquer vestígio.

Muito embora não se trate de fraude oriunda das atividades nativas do mercado de ações, ainda assim se torna importante fixar a existência deste golpe, fazendo com que tal publicidade resulte em menos pessoas atingidas.   

Como podemos ver, os criminosos e fraudadores estão presente em todos os ramos da relação social, e neste âmbito comercial e profissional não ia ser diferente. Por isto, se torna imprescindível que os atuais e futuros investidores tomem muito cuidado com as suas escolhas referente às inúmeras corretoras presente no mercado, bem como aos agentes autônomos financeiros e até mesmo quanto a ações a serem negociadas.

Muito embora tenha se elencado algumas dicas para que se evite ser enganado ou, ainda, ser vítima de fraude no mercado de ações, o principal método para se blindar ante a tais condutas criminosas, se dá pelo estudo do mercado financeiros, e principalmente sobre as reais práticas desta atividade, pois assim, quando se deparar com alguma atitude estranha, de possíveis fraudadores, ficará mais fácil identificá-las.

Por fim, e não menos importante, caso você tenha sido vítima de alguma destas atividades criminosas, a primeira atitude a se tomar é realizar um Boletim de Ocorrência (B.O), com comunicação imediata a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), e em passo seguinte contratar um advogado especialista para que o mesmo reverta ou, pelo menos, diminua os danos patrimoniais sofridos pela fraude que lhe atingiu. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber um pouco mais a respeito do tema, entre em contato com nosso time especializado no assunto. 

Endereço

Rua Emiliano Perneta, 680 – Sala 204
Centro – Curitiba – PR

Telefones

(41) 3077 – 1007
(41) 99285-7007

E-mail

augustooliveiraadvogados@gmail.com

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00.

© 2019 Augusto Oliveira – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Open chat